• Marina Lima

7 DICAS VALIOSAS PARA COMEÇAR POSTAR CONTEÚDO




1. Conheça seu público

Parece óbvio, mas é o ponto mais importante. Conhecer seu público é essencial para o sucesso da divulgação de qualquer trabalho. Para te ajudar neste processo, criei o Guia Completo para criar o cliente ideal do seu negócio. Definir suas personas (representações simplificadas dos clientes ideais de sua empresa) garantirá que todos os conteúdos desenvolvidos por você estarão de acordo com o que seu público quer ver e tem interesse. 

Saber quem é o seu cliente ideal, o seu público, é fundamental não só para o desenvolvimento de produtos e serviços, mas também para a produção de conteúdo que vai orientar a busca por novos clientes. Na produção de material para o blog ou para as redes sociais de uma empresa, é possível utilizar recursos que facilitam o direcionamento dos temas e a criação de uma persona, ou seja, a definição do cliente típico, com todas as principais características, é a base para isso.


2. Fale a língua do seu público

Tão essencial quanto conhecer seu público-alvo, compreender a maneira como ele se comunica é importantíssimo para que sua mensagem seja recebida da maneira que você deseja.

Qual é o seu público? Homens? Mulheres? Adolescentes ou crianças? Mães e pais? Quando você define isso, encontrar a forma de falar com essas pessoas fica mais fácil e a mensagem é entendida de maneira clara e certeira. 

Cada profissional ou empresa possui diferentes formas de abordar seus seguidores. Por exemplo, você não vai conversar da mesma maneira com um empresário e com um jovem estudante. Cada uma destas ‘pessoas’ entende e se identifica com um tipo de linguagem diferente.

Compreenda quem é seu público, a maneira como ele se comunica e como é que você deve abordá-lo. Com isso, você entende se a sua audiência prefere textos, vídeos, memes, desenhos etc.


3. Se coloque no lugar do seu público

Na hora de postar qualquer conteúdo, se coloque no lugar da sua audiência e se pergunte:


O que eu ganho com este conteúdo?

Este conteúdo é útil para mim?

A postagem contém algo que possa me auxiliar a resolver algum problema?.

Este exercício parece simples, mas é muito importante. Ao tentar responder esta pergunta com os olhos do seu público, você consegue produzir conteúdos mais atraentes e que vão gerar maior engajamento de seus seguidores. Aposte na curadoria de conteúdo para compartilhar materiais relevantes.


Não adianta ficar repostando apenas frases de outras pessoas ou mantras de auto-ajuda. Crie conteúdo com informação, que desperte interesse verdadeiro nas pessoas. Tem várias pessoas fazendo ‘mais do mesmo’, você quer fazer também?


4. Invista em formatos diferentes

Variar o formato do conteúdo que você produz é uma ótima maneira de chamar a atenção e ganhar relevância. Quanto mais você diversificar sua mensagem, menos as pessoas vão se entediar e mais elas vão e engajar com você.


Inclua imagens, ilustrações ou até vídeos nas mensagens de texto. Busque por novos padrões, layouts diferentes, imagens que chamem a atenção, disponibilize ebooks. Na internet, existem vários programas que te ajudam a editar textos, vídeos e imagens. No Youtube, você pode encontrar muitos tutoriais bem explicativos.


Seus seguidores nas Redes Sociais ficarão felizes de saber o quanto você se importa com eles e se dedica em fazer um trabalho inovador e de qualidade.


5. Seja humano

Quando for responder uma mensagem no Facebook, um tweet ou um comentário no Instagram, lembre-se de não ser um robô. Haja como uma pessoa e não apenas como um perfil profissional. Seja educado, cordial e lembre-se de mostrar que você está ali para auxiliar seu público.

Ter este tipo de relacionamento com sua audiência garantirá que sua página seja bem vista pelos seus seguidores. Mesmo na internet, as pessoas gostam do ‘contato humano’. 

Algumas empresas levam esta dica tão a sério que criaram personagens para suas páginas. Ótimos exemplos são os perfis da Magazine Luiza no Facebook e da Netflix, famosa por atender os seguidores com atenção e bom-humor. 


6.Tenha objetivos

Imagine uma partida de futebol que não possui traves para delimitar a área do gol? Fica difícil saber para onde chutar a bola, concorda? Da mesma forma devemos considerar a nossa estratégia nas redes sociais.

Cada peça, cada conteúdo, cada estratégia deve ser executada de acordo com algum objetivo previamente estabelecido. Qual é o seu objetivo? Por que você está postando no Facebook ou no Instagram, por exemplo? É para ter mais clientes? Para aumentar a visibilidade do seu empreedimento? Melhorar a sua imagem? Aprimorar o relacionamento com os seus públicos?

Se você não souber onde quer chegar, não vai saber que ações são mais eficientes para obter determinado tipo de retorno. Enquanto você não souber de fato quais são os seus objetivos, suas postagens não terão engajamento de verdade.


7.Preste atenção no que está acontecendo

Utilizar de inspiração alguma situação atual, comentar algum evento de importância para sua Persona ou brincar com algum meme famoso do momento são excelentes táticas para criar engajamento com o seu público, por isso é muito importante estar sempre ligado no que está acontecendo.

Tudo pode virar uma postagem importante nas Redes Sociais, então fique atento a tudo. Além disso, observar como a sua audiência está se relacionando com determinado evento é fundamental, pois você pode dar uma bola fora fazendo algum comentário que não seja adequado ou contrário à opinião da maioria do seu público.

Na dúvida, é sempre bom evitar assuntos muito polêmicos, mas o bom senso pode ser um bom guia na hora de definir o que pode ser aproveitado. Por isso, é tão importante conhecer bem sua audiência.

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